Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Mediação da Ambidestria do Vendedor na Relação entre Estresse e Desempenho

2017; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-7849rac2017150339

ISSN

1982-7849

Autores

Valter Afonso Vieira, Marco Aurélio Garcia Rosa, Valter da Silva,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

Resumo Neste artigo sugerimos que a ambidestria do funcionário medeia o efeito negativo do estresse de trabalho no desempenho com vendas. Nós ampliamos a literatura sobre ambidestria, não mais posicionando-a como mediadora dos efeitos já conhecidos do contexto, do desenvolvimento do produto, da flexibilidade estratégica e da natureza dinâmica do ambiente, mas sim como mediadora dos efeitos do estresse sobre o desempenho. Um levantamento foi realizado com 307 funcionários de linha de frente que vendem produtos e serviços e gerenciam carteiras de clientes em instituições bancárias. Os achados mostraram que a capacidade do funcionário em balancear as atividades de provisão de serviços aos clientes e as atividades de vendas configura ambidestria, desencadeando maiores níveis de desempenho. Os resultados também demonstraram que o efeito negativo da percepção de ambiguidade de papéis sobre as medidas de desempenho (satisfação no trabalho e desempenho com vendas) é mediado pelo comportamento ambidestro do funcionário.

Referência(s)