O SER PROFESSOR E O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS QUE LECIONAM NO ENSINO SUPERIOR
2017; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
2237-0315
AutoresElane da Silva Barbosa, Maria Nahir Batista Ferreira, Sílvia Maria Nóbrega-Therrién,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoO objetivo deste artigo foi refletir sobre as concepcoes do enfermeiro que ministra aulas no Ensino Superior acerca da identidade docente e da Formacao Continuada para o seu Desenvolvimento Profissional. Trata-se de estudo qualitativo, que tem, como cenario, uma instituicao de Ensino Superior, no interior do Ceara. Participaram, atraves de um questionario, seis enfermeiros que lecionam no curso de Enfermagem. Ha diversos motivos que levam o enfermeiro a ingressar na docencia. Alguns ainda nao reconhecem a relevância dos saberes pedagogicos para a sua pratica docente. Em relacao a formacao continuada e ao desenvolvimento profissional docente, existem diferentes perspectivas. Ha, portanto, a necessidade de que a reflexao sobre a docencia em Enfermagem seja mais enfocada a fim de contribuir com a pratica do enfermeiro que leciona.
Referência(s)