
DISPOSITIVOS DE NORMATIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA: FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO DISTRITO FEDERAL
2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 38; Issue: 141 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302017151279
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoRESUMO: Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos.
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