O comportamento do consumidor em relação ao consumo e às estruturas de comercialização da carne bovina na região de Amerios/Pr
2004; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
2446-8118
AutoresRoselis Natalina Mazzuchetti, Mário Otávio Batalha,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoEstudar o comportamento do consumidor da carne bovina e o foco central deste estudo, que tem como objetivo identificar os fatores socioeconomicos, demograficos e psicograficos associados ao consumo de carne bovina no meio urbano na regiao da AMERIOS – Associacao dos Municipios de Entre Rios no Parana. A amostra compoe-se de 400 entrevistas validas, aplicadas em 129 pontos de vendas (acougues e supermercados), calculados atraves da participacao dos pontos de vendas no volume comercializado e distribuido entre os 32 municipios da regiao na proporcao de suas populacoes. Os resultados obtidos apos a analise demonstraram que alguns aspectos de conhecimento em relacao a carne bovina diferem entre regioes. A analise dos resultados obtidos permite aos agentes da cadeia de carne bovina a identificacao das tendencias de consumo e a obtencao de informacoes que permitem o mapeamento do comportamento do consumidor em relacao a este produto. Desta forma, as empresas podem ganhar competitividade por intermedio da implementacao de acoes que criem valor para o cliente pelo atendimento de suas necessidades.
Referência(s)