Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Linguagem: Português

10.20396/etd.v19i0.8647805

ISSN

1676-2592

Autores

Eduardo Donizeti Girotto, Felipe Garcia Passos, Larissa de Campos, João Victor Pavesi de Oliveira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto A Reorganização Escolar em Mapas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, com objetivo de demonstrar a importância da análise espacial na compreensão das políticas educacionais, representando espacialidades e correlacionando fenômenos, processos que são primordiais para sustentar os argumentos que fundamentam a tomada de decisão e a defesa de uma educação pública de qualidade para todos. Apresentamos a discussão a partir de mapas da cidade de São Paulo a fim de demonstrar os limites dos principais argumentos expostos pela Secretaria de Educação na defesa da proposta, bem como discutir se a revalorização do espaço urbano seria um dos objetivos não-explícitos na reorganização. Em nossas considerações sinalizamos que o argumento do decréscimo demográfico defendido pelo governo não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Inferimos que a reorganização daria continuidade à municipalização da rede estadual, iniciada em 1995, e tem relação direta com o processo de revalorização do espaço, por haver correlação entre o fechamento de escolas, os lançamentos imobiliários e as grandes obras de infraestrutura de mobilidade.

Referência(s)