Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535

ISSN

2175-5361

Autores

Eliane dos Santos Bomfim, Bruno Gonçalves de Oliveira, Randson Souza Rosa, Márlon Vinícius Gama Almeida, Simone Santana da Silva, Igor Brasil de Araújo,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente.

Referência(s)