Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM POLÍTICAS LOCAIS

2017; Volume: 31; Issue: 100 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2016.100.187-213

ISSN

2179-1309

Autores

Neusete Machado Rigo,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

<p class="TableHeading">Esse estudo tem por objetivo investigar os impactos que a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (SEESP/MEC) provocou na organização das políticas municipais e escolares para a construção de escolas inclusivas. A pesquisa se organizou em dois momentos: no primeiro, os dados coletados correspondem à realidade de onze dos vinte municípios da região Fronteira Noroeste/RS; no segundo, os dados correspondem à realidade de um município e de uma de suas escolas. A metodologia é de abordagem quanti-qualitativa com a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e de uma entrevista com o responsável pela educação especial no órgão municipal, além de questionários aplicados a três professoras de uma das escolas desse município e ainda, foi realizada a análise documental do Sistema Municipal de Ensino em relação à normatização da educação especial. Os dados foram analisados comparativamente no primeiro momento, e no segundo, são objetos de análise em duas categorias presentes no processo de desencadeamento da política nacional nas políticas locais: o processo de formação dos professores e as ações estratégias do Sistema Municipal de Ensino e da escola na efetivação de condições ao processo de inclusão escolar. Os resultados dessa pesquisa apontam poucos avanços na política de inclusão escolar nos municípios dessa região. Dos onze<span> </span>municípios pesquisados, somente cinco atendem a totalidade da demanda da educação especial em suas escolas comuns, alguns não possuem salas de recursos multifuncionais, outros têm 100% dos alunos atendidos em escola especial e outros ainda, atendem parcialmente esses alunos nas escolas comuns e escolas especiais. Já os resultados encontrados no município referência, demonstram avanços significativos na implantação da inclusão escolar quanto aos processos de formação continuada dos professores e ações administrativas e normativas no Sistema Municipal de Ensino.</p>

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