ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

2009; Volume: 10; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1981-4755

Autores

Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Terezinha da Conceição Costa-Hübes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Desde a publicacao dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – BRASIL, 1997; 1998), os generos textuais sao propostos como objeto de ensino de Lingua Portuguesa (LP) e de Linguas Estrangeiras (LE) nos niveis Fundamental e Medio. Na pratica, isso implica o planejamento e a execucao de um trabalho com enunciados concretos, ou seja, com textos que circulam num contexto real de interacao verbal, e nao mais uma abordagem da lingua voltada para a estrutura descontextualizada do processo enunciativo. Esse enfoque sustenta a proposta apresentada no Projeto de Iniciacao Cientifica Voluntario (PICV) intitulado Praticas de leitura pautadas na proposta de sequencia didatica com generos textuais, aplicada em Cascavel/PR, numa turma de 5a serie do Ensino Fundamental, durante o segundo semestre de 2008, sendo a mesma objeto de reflexao e apresentacao do presente artigo. Essa pesquisa tem, como base teorica, os estudos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochinov (2006), a proposta de ensino de lingua materna do grupo de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e a adaptacao desta ao contexto educacional da regiao Oeste do Parana, realizada por Costa-Hubes e colaboradores (AMOP, 2007a; 2007b).

Referência(s)