Filho de seu pai e filho de seus filhos: a releitura de O crime do padre Amaro no século XXI
2010; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português
10.48075/rlhm.v6i7.4489
ISSN1983-1498
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO questionamento sobre a transposicao de uma obra literaria para o cinema que tendia a se concentrar no problema da ‘fidelidade’ foi redimensionado. A adaptacao pode ser entendida, conforme propoem diferentes teoricos (Johnson, 2003) como uma forma de dialogismo intertextual; parte de uma teoria geral da repeticao (pois as narrativas sao de fato repetidas de diversas maneiras e em meios artisticos ou culturais distintos); como livre improviso em torno de um determinado tema; e levando sempre em consideracao as circunstâncias historicas, culturais e politicas da adaptacao. Compartilhando da ideia de que um cineasta nao pega um livro e faz um filme ja que em cada modalidade de arte os recursos sao diferentes, ressalva-se, porem, que cineastas e romancistas tem em comum o exercicio da escolha. A liberdade de organizacao do mexicano Carlos Carrera interessa-nos aqui como peca fundamental deste trabalho, na medida em que este diretor de cinema baseia seu filme O Crime do Padre Amaro na obra homonima de Eca de Queiros. O teorico e diretor de cinema Andrei Tarkovski (1994) argumenta que o cinema deve explorar os problemas complexos de cada epoca assim como eles servem, ha milenios, a literatura, a musica e a pintura. A escolha do diretor Carlos Carrera e do roteirista Vicente Lenero foi de transpor a obra de Eca de Queiros de 1875 para o ano 2002; e o Padre Amaro tera seu crime atualizado, explorando problemas de nosso tempo e justificando um dos ideais do Realismo: ser contemporâneo.
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