Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A (in)formalização da linguagem matemática na transição da Aritmética para a Álgebra

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 24 Linguagem: Português

10.5585/dialogia.n24.6071

ISSN

1983-9294

Autores

Geraldo Eustáquio Moreira, Leandro Frederico da Silva, Andreza Fiorini Perez Rivera,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Considerando que a introduo da linguagem algbrica nas aulas de Matemtica pode ser bastante traumtica e causar rupturas para o aluno, ainda acostumado apenas com os estudos de Aritmtica, observamos a necessidade da discusso sobre a linguagem envolvida nessa transio, s vezes com excessos de formalidade e rigor e, em outras, impregnadas da linguagem coloquial. Evidenciamos a necessidade de propor situaes didticas possibilitando e garantindo a compreenso dos primeiros conceitos algbricos e de uma reflexo da ao lingustica praticada em sala de aula. Salientamos ainda, a eficcia da linguagem do livro didtico que dispe de um conjunto prprio de smbolos na produo de significados. Ressaltamos a importncia de investigar as relaes entre linguagem e Matemtica e at que ponto a linguagem cotidiana interfere no processo de ensino-aprendizagem da Matemtica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX