Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE AGRÍCOLA MULTIMODAL DA REGIÃO OESTE PARANAENSE

2000; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.48075/igepec.v13i2.2379

ISSN

1679-415X

Autores

Sandra Regina da Silva Pinela Dalmás, Débora da Silva Lobo, Weimar Freire da Rocha,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Este artigo compara as opções para o transporte de granéis agrícolas da região Oeste do Paraná. O propósito foi identificar as razões da pouca utilização da hidrovia em comparação à rodovia e ferrovia. A técnica de observação in loco foi realizada nos terminais fluvial e ferroviário, e de entrevistas não estruturadas, guiadas, com alguns profissionais responsáveis pela logística de empresas atuantes na comercialização de grãos da região. Utilizou-se de pesquisa documental para a coleta de dados secundários, referentes às características dos transportes e preços dos fretes. A análise do conteúdo foi feita por comparação entre os preços de fretes, perdas, e impacto nos custos relacionados aos problemas ambientais, de cada arranjo configurado. Constatou-se que a preferência pelo modal rodoviário ocorre principalmente devido à falta de infra-estrutura logística para os outros modais. Na comparação de desempenho portuário, o porto de Santos apresenta menor tempo médio de espera para atracamento dos navios, do que o Porto de Paranaguá. Concluiu-se que a utilização da hidrovia é uma alternativa para redução dos custos de transporte na região e há uma demanda latente na região por esforços conjuntos da iniciativa pública e privada para a solução das deficiências existentes no escoamento da produção agrícola da região Oeste do Paraná.

Referência(s)