
A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1414-49802017.00100013
ISSN1982-0259
AutoresCésar Augusto Soares da Costa, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoResumo O artigo trata da contribuição pedagógica do educador brasileiro Paulo Freire na questão interdisciplinar e sua convergência para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Reitera o pensamento de Paulo Freire como educador interdisciplinar. Em seguida aborda a radicalidade política do conceito de libertação e reflete sobre a relevância da dimensão interdisciplinar, educativa e política. Por fim, indica a relação constitutiva da interdisciplinaridade Freireana para a EA crítica partindo de categorias como totalidade, contradição, práxis, dialética, dialógica. A leitura Freireana sobre a interdisciplinaridade instrumentaliza para o amadurecimento da EA Crítica como ação político-educativa visando à superação das relações sociais alienadas no capitalismo.
Referência(s)