Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1414-49802017.00100013

ISSN

1982-0259

Autores

César Augusto Soares da Costa, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo O artigo trata da contribuição pedagógica do educador brasileiro Paulo Freire na questão interdisciplinar e sua convergência para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Reitera o pensamento de Paulo Freire como educador interdisciplinar. Em seguida aborda a radicalidade política do conceito de libertação e reflete sobre a relevância da dimensão interdisciplinar, educativa e política. Por fim, indica a relação constitutiva da interdisciplinaridade Freireana para a EA crítica partindo de categorias como totalidade, contradição, práxis, dialética, dialógica. A leitura Freireana sobre a interdisciplinaridade instrumentaliza para o amadurecimento da EA Crítica como ação político-educativa visando à superação das relações sociais alienadas no capitalismo.

Referência(s)