Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010

2017; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772017000100007

ISSN

1982-5765

Autores

Luiz Roberto Augusto Noro, Ângelo Giuseppe Roncalli, Maria Cristina dos Santos Medeiros, Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos, Isabel Alves Gomes Pinheiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior tem como objetivo acompanhar os cursos de graduação, permitindo que adequações sejam realizadas, sendo um de seus componentes o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). O objetivo do estudo foi comparar as questões ¬das provas dos ENADE 2004 e 2010 com os conteúdos das disciplinas do Curso de Odontologia da UFRN a partir da percepção de alunos concluintes e professores. Para consolidação das respostas as disciplinas foram identificadas a partir dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais classificados em ciências básicas, saúde coletiva, propedêutica clínica e clínica odontológica. Observou-se desarticulação entre ciclo básico e ciclo profissionalizante, uma vez que os alunos sinalizaram nas respostas que não há coerência entre a extensa carga horária das disciplinas básicas e os conteúdos abordados sobre estas no ENADE. Uma das limitações para avanço nesta articulação é o isolamento destas disciplinas em Departamentos e Centros de Ciências sem articulação, os quais contribuem para a fragmentação do ensino em disciplinas isoladas e descontextualizadas, situação presente em várias instituições de ensino superior no Brasil. Para transformação desta situação é fundamental a autoavaliação constante que viabilize empoderamento aos atores diretamente envolvidos e interessados em um ensino superior de qualidade.

Referência(s)