
Acessibilidade em websites de comércio eletrônico: avaliação através da interação com usuários cegos.
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-0695
AutoresÍtalo José Bastos Guimarães, Marckson Roberto Ferreira de Sousa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApresenta uma abordagem acerca da acessibilidade em websites de comercio eletronico, cujo objetivo e delinear sua estrutura atraves da interacao com usuarios cegos nos websites mais acessados no Brasil, das empresas Americanas, Netshoes e Walmart. Dentre os aspectos metodologicos, foi adotado o levantamento bibliografico com a realizacao de uma pesquisa exploratoria e descritiva atraves de uma abordagem quali-quantitativa. A aplicacao da pesquisa foi dividida em duas etapas: (1) avaliacao automatica de acessibilidade nos websites que fazem parte da pesquisa e (2) teste de acessibilidade com cinco usuarios cegos dividido em tres tarefas, a saber: navegacao de reconhecimento, pesquisa de um produto no website e realizacao dos procedimentos de compra. Em relacao aos aspectos relacionados a compreensao da deficiencia visual, foi definido o conceito da cegueira e explanados aspectos peculiares referentes a sua classificacao e causas, alem de apresentar as principais legislacoes vigentes no pais e o uso de tecnologias como processo de inclusao social. A acessibilidade como suporte aos usuarios cegos na web e abordada com a finalidade de aprofundamento da tematica, bem como principais iniciativas desenvolvidas por instituicoes internacionais e nacionais. Apresenta, ainda, aspectos relacionados ao comercio eletronico no Brasil, em que se discorre sobre seus conceitos e caracterizacao, descreve o panorama do mercado eletronico no Brasil e elenca os principais websites, considerando o numero de acessos. Os relatorios do teste automatico de acessibilidade apontaram que os websites analisados nao passaram na bateria de testes com o nivel minimo recomendado pelo WCAG 2.0. Alem disso, os resultados com o teste de usuarios demonstraram que os websites apresentam barreiras de acessibilidade que dificultaram a navegacao de usuarios cegos nas paginas analisadas, impossibilitando, pelo menos um usuario, de concluir os procedimentos de compra. Conclui-se, portanto, que sao necessarias alteracoes na estrutura das paginas testadas com o objetivo de corrigir as barreiras relatadas no presente estudo. Deste modo, as empresas envolvidas no estudo devem compreender as diferencas entre a navegacao dos usuarios cegos e os videntes, com a finalidade de proporcionar ambientes informacionais digitais inclusivos e acessiveis.
Referência(s)