Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aventura e educação na Base Nacional Comum

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 41 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n41.6954

ISSN

1983-9278

Autores

Antônio Joaquim Severino, Dimitri Wuo Pereira, Vinicius Feitoza Sampaio Dos Santos,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O ensaio se prope refletir sobre temtica das Prticas Corporais de Aventura ao ensejo da discusso da presena do componente de Educao Fsica na Base Nacional Comum Curricular, documento que procura abrir um debate na sociedade, para a criao de contedos uniformes nas escolas brasileiras, contedos cujo teor pedaggico possa subsidiar uma educao de qualidade para todos. Para isso, realizou-se uma pesquisa terica, atravs de reviso de literatura. As inquietaes e indagaes analisadas no documento so muitas e vo desde o uso de terminologias ainda em fase de debate e sem consenso acadmico, perpassando pela formao, capacitao, atuao e desafios dos profissionais de Educao Fsica para desenvolver o contedo de aventura na escola brasileira. Corrobora-se a relevncia da presena da Educao Fsica nos currculos escolares em funo da relevncia do movimento vital para o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

Referência(s)