
HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático
2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136
ISSN2447-4266
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo discute o ensino de História em diálogo com as perspectivas da história pública. Ao considerar o processo de ensino-aprendizagem sob o ângulo da mediação didática, elegemos o “filme com temática histórica” como mediador desse diálogo. A relação entre educação e história pública se acentua na interface com o cinema-história, pois a narrativa cinematográfica potencializa a divulgação, o compartilhamento e a ressignificação do conhecimento histórico circulante. Ao refletir sobre o filme na educação escolar, analisamos a inserção das narrativas fílmicas nos livros didáticos. Para tanto, discutimos como os filmes Xica da Silva e Chico Rei foram abordados nos livros didáticos circulantes entre 1978-2006, a partir do acervo LIVRES (FE/USP). Como resultado das análises, a reflexão proposta desenvolve a compreensão do ensino de história, mediado pelo filme, como prática de história pública.
Referência(s)