
Serviços Compartilhados para Pequenas Empresas: Avaliação de uma Iniciativa Empreendedora de Prestação de Serviços
2016; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/iptec.v4i2.76
ISSN2318-9851
AutoresMilton Francesconi, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste relato traz a experiencia de um dos autores na prestacao de servicos de execucao de rotinas administrativas a micro e pequenas empresas (MPEs) e teve como objetivo identificar fatores limitantes e contributivos para a implantacao de um Centro de Servicos Compartilhados (CSC) para pequenas empresas. Seguiu o metodo de direcionamento para pesquisa profissional, partindo do relato e obtendo na teoria, contribuicoes nos temas: marketing e venda de servicos; caracteristicas das pequenas empresas; relacoes de confianca; terceirizacao e quarteirizacao; operacoes de CSC e; qualidade e nivel de servicos. Foi aplicada pesquisa qualitativa a clientes e ex-clientes sobre esta prestacao de servicos e outra quantitativa junto ao segmento de MPEs para identificar necessidades. Os resultados mostraram sua viabilidade, tendo obtido, dentre as conclusoes, que: e necessario mudar a cultura da MPE para seu aceite; o pequeno empresario adere ao modelo se tiver confianca no prestador; existe uma dificuldade das MPEs a rotinas padronizadas; prefere-se que seu pagamento seja por um pacote mensal de servicos; por razoes de confianca, as MPEs tem dificuldade em aceitar que o executante seja diferente do vendedor e; as pequenas empresas podem usufruir de processos integrados, a partir de parcerias entre prestadores de servicos complementares.
Referência(s)