Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: Origem na Sociedade; Término na Escola

2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p305

ISSN

2447-4266

Autores

Maridelma Laperuta-Martins,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

No presente artigo, expomos, brevemente, o desenvolvimento e resultado de uma pesquisa que relacionou o preconceito linguístico à educação. Postulamos que o preconceito linguístico é social, mas que somente por meio da escola é possível realizar algo efetivo que o combata. Trabalhamos com a Teoria Sociolinguística e com a pedagogia freireana (FREIRE, 1980) realizando discussões com professores e alunos da educação básica sobre conceitos da variação e preconceito linguístico. Como resultado, pudemos perceber uma mudança na postura e reconhecimento dos professores e alunos com relação à existência e malefícios do preconceito linguístico e a relevância do desenvolvimento de atividades que proponham a conscientização a respeito do tema.

Referência(s)