Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Condições ambientais do estuário do rio Botafogo (Itamaracá-Pernambuco-Brasil): clorofila a e algumas variáveis ambientais.

2014; Volume: 42; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5914/tropocean.v42i3.5773

ISSN

1679-3013

Autores

Amanda Yumi Otsuka, Fernando Antônio do Nascimento Feitosa, Manuel de Jesús Flores Montes, Marcos HONORATO DA SILVA, Rysoaurya Keyla Travassos,

Tópico(s)

Coastal and Marine Management

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de caracterizar o estuário do rio Botafogo (Itamaracá-PE) a partir da análise da clorofila a e alguns parâmetros ambientais. Foram feitas coletas mensais, em três pontos de amostragem ao longo do estuário, no período de abril/07 a março/08, em diferentes estágios e em maré de sizígia. Foi utilizada a garrafa de Kitahara na camada superficial da água para a análise de biomassa, Secchi, salinidade, oxigênio dissolvido, DBO, nutrientes, material particulado em suspensão. A biomassa fitoplanctônica variou sazonalmente, com maiores concentrações no período chuvoso e em baixa-mar. Os valores em média estiveram abaixo de 20 mg.m-3 , e a fração menor que 20 µm foi a que mais contribuiu para o ecossistema. A ACP mostrou uma correlação direta da clorofila com os nutrientes e inversa com a salinidade e oxigênio dissolvido. O ambiente dessa forma mostrou uma qualidade ambiental ainda satisfatória, porém em processo moderado de eutrofização. Palavras chave: sazonalidade, biomassa fitoplanctônica, parâmetros hidrológicos, área costeira.

Referência(s)
Altmetric
PlumX