
FRANQUIA E MICROFRANQUIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SE INVESTIR NESTES MODELS DE NEGÓCIO
2017; Volume: 3; Issue: 07 Linguagem: Português
10.24325/issn.2446-5763.v3i7p245-261
ISSN2446-5763
AutoresThais Rubia Ferreira Lepre, Ana Carolina De Souza Teles Do Nascimento, Grabrielle Pereira Nunes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoDiante de um mercado cada vez mais competitivo os interessados em tornar-se donos do próprio negócio vêm buscando estratégias para obter um diferencial entre seus concorrentes com o principal foco de iniciar suas atividades e se destacar em um mercado já existente. Diante desse cenário, a franquia vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais o interesse de novos empresários por ser um modelo de negócio já estruturado. Diante disso, este estudo se justifica por discutir franquia e um dos seus segmentos, sendo ele a microfranquia, beneficiando empresários que tem interesse neste modelo de negócio, mas que não o conhece a fundo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as diferenças existentes entre franquia e microfranquia, além de apontar as vantagens e desvantagens de se investir nestes modelos de negócio. Os objetivos específicos se caracterizam por: apresentar um breve levantamento histórico sobre franquia e microfranquia; diferenciar franquia de microfranquia; identificar as vantagens e desvantagens de se adquirir uma franquia; identificar as vantagens e desvantagens de se adquirir uma microfranquia. Para tanto, possui uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como ferramenta de coleta de dados, e a análise destes realizada através de análise de conteúdo. Conclui-se que ambos sistemas possuem vantagens e desvantagens, e cabe ao empresário decidir qual será o segmento desejado e consecutivamente o seu comprometimento financeiro.
Referência(s)