Artigo Acesso aberto

Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-623664318

ISSN

2175-6236

Autores

Vítor Sérgio Ferreira,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

Resumo: Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.

Referência(s)