Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação

2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21573/vol33n12017.74042

ISSN

2447-4193

Autores

Michele Rejane Coura da Silva, Cristiano Maciél, Kátia Morosov Alonso,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A integração entre o ensino presencial e o virtual, o ensino híbrido, vem sendo foco de estudos no cenário mundial. No Brasil, a normatização da semipresencialidade, pela portaria nº 4.059/2004, permitiu a hibridização do ensino. O objetivo deste estudo é analisar como as universidades federais estão ofertando o ensino híbrido em cursos de graduação presenciais, considerando-se sua regulamentação. O estudo teve abordagem qualitativa com viés exploratório descritivo, no qual foi realizada uma análise documental das regulamentações que autorizam a oferta do ensino híbrido nas universidades federais, bem como um questionário diagnóstico. A análise dos dados indica uma incompreensão acentuada do uso das tecnologias da informação e comunicação e de como elas podem ser apropriadas pelos cursos de graduação presenciais para fomentar a hibridização do ensino.

Referência(s)