
Ensinando história e estudando gênero através de quadros históricos de Moacyr Freitas e Antônio Parreiras
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/o.v15i2.34051
ISSN2177-5648
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoAs fontes visuais são recursos operacionais para o ensino de História. A proposta deste trabalho passa pelo debate da memória, da educação patrimonial, da História Visual e dos estudos de gênero. Toma-se como objetos empíricos uma seleção de quadros históricos de Moacyr Freitas e de Antônio Parreiras. As pinturas de Freitas têm como objetivo tratar de temas debatidos no campo da História de Mato Grosso, em articulação com o Instituto Histórico. Os quadros históricos de Antônio Parreiras trazem os embates de mercado, de concepção de história, de contexto de época e de arte. Ambos os artistas, em temporalidades e lugares diferentes, sinalizam um forte discurso que construiu lugares de mulheres e de homens, especialmente aqueles que se consagraram como heróis nacionais.
Referência(s)