CORPO E ENVELHECIMENTO: DIFERENÇAS DE GÊNERO NA CULTURA BRASILEIRA
2014; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.17648/educare.v9i17.9240
ISSN1981-4712
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
Resumo800x600 Ao analisar o discurso e o comportamento de homens e de mulheres, elaborei uma ideia que venho aprofundando em minhas pesquisas: no Brasil, o corpo e um verdadeiro capital. Determinado modelo de corpo, na cultura brasileira contemporânea, e uma riqueza, talvez a mais desejada pelos individuos das camadas medias e tambem das camadas mais pobres, que percebem seu corpo como um importante veiculo de ascensao social e, tambem, um importante capital no mercado de trabalho, no mercado de casamento e no mercado sexual. Alem de um capital fisico, o corpo e, tambem, um capital simbolico, um capital economico e um capital social. No entanto, e preciso ressaltar que o corpo capital nao e um corpo qualquer. E um corpo que deve ser jovem, magro e em boa forma. Um corpo conquistado por meio de um enorme investimento financeiro, muito trabalho e uma boa dose de sacrificio. No Brasil, o corpo trabalhado, cuidado, sem marcas indesejaveis (rugas, estrias, celulites, manchas) e sem excessos (gordura, flacidez) e o unico que, mesmo sem roupas, esta decentemente vestido. Pode-se pensar que, alem do corpo ser muito mais importante do que a roupa, ele e a verdadeira roupa: e o corpo que deve ser exibido, moldado, manipulado, trabalhado, costurado, enfeitado, escolhido, construido, produzido, imitado. E o corpo que entra e sai da moda. A roupa, neste caso, e apenas um acessorio para a valorizacao e exposicao deste corpo capital. Pode-se dizer que ter o corpo, com tudo o que ele simboliza, promove nos brasileiros uma conformidade a um estilo de vida e a um conjunto de normas de conduta, recompensada pela gratificacao de pertencer a um grupo de valor superior. O corpo capital surge como um simbolo que consagra e torna visiveis as extremas diferencas entre os grupos sociais no Brasil. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Times New Roman,serif;}
Referência(s)