Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 28 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i28.587

ISSN

2238-2577

Autores

Beatriz Becker, Ivone Barreira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX