Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepção de laboratórios de informática virtuais com a finalidade de suprir a demanda do Ensino Público e Privado

2016; Instituto Federal de Educação; Volume: 2; Issue: 03 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v2i03.35

ISSN

2446-774X

Autores

Fabiano Stingelin Cardoso,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Planejar o acesso e o uso de desktops virtuais através de dispositivos móveis utilizados pelo crescente número de alunos que adentram a escola com esses aparelhos é uma forma de desenvolver capacidades tecnológicas, de pesquisa e de autoaprendizagem. A instituição de ensino sofre o mesmo paradigma enfrentado por muitas empresas quanto ao uso ou o não uso de dispositivos móveis dentro da empresa. A grande insegurança com relação à adoção dessesdispositivos está relacionada ao sigilo da informação. Contudo, com uma prospectiva política de segurança da informação é possível mitigar os riscos e aumentar a produtividade.Atualmente, existem muitas tecnologias que permitem implantar desktops virtuais, conhecidas como arquitetura VDI, acompanhadas do isolamento entre o dispositivo móvel e a rede corporativa da instituição de ensino, permitida por programas BYOD (Bring your own device). O presente artigo visa esclarecer a viabilidade da criação do ambiente online de desktops virtuais.

Referência(s)