
Pedagogia hospitalar: conhecendo as suas modalidades de atendimento
2017; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/rsd-v5i1.96
ISSN2525-3409
AutoresLeticia de Souza Oteiro, Maria Carolina de Paula Dutra, Poliana Jacobini da Silva, Renata Andréa Fernandes Fantacini,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo discute um campo em que o pedagogo pode exercer fora do ambiente escolar: a área da pedagogia hospitalar, no qual encontra-se dentro da educação especial. Teve como justificativa ampliar o conhecimento e a divulgação da área tratada, contribuindo assim para a formação visando atuação futura. O objetivo geral deste estudo é apresentar as modalidades de atendimento pedagógico existentes em ambientes hospitalares. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica. Discutimos neste estudo que a função da pedagogia hospitalar é a de fornecer ás crianças e adolescentes hospitalizadas um atendimento adequado, onde elas se sintam bem atendidas e acolhidas, pois o ambiente hospitalar é diferente de sua realidade. Neste contexto, é necessário que haja profissionais preparados e capacitados adequadamente para atuar. A formação adequada desse pedagogo permite com que ele atue de maneira coerente dentro das modalidades existentes no âmbito hospitalar, no qual destacam-se três delas: atendimento no leito, classe hospitalar e brinquedoteca. Consideramos relevante ressaltar que a pedagogia hospitalar não é de conhecimento de todos, sendo necessário que haja uma maior divulgação de sua importância para a conscientização.
Referência(s)