Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Literatura e Letramento: Uma Análise das Adaptações dos Contos de Fadas Presentes na Coleção a Escola é Nossa, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2017; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18616/ce.v6i1.3456

ISSN

2317-2452

Autores

Marisalba Borges Todeschini,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado, que objetivou verificar de que ordem são as adaptações dos contos de fadas realizadas na coleção A Escola é Nossa, e como essas adaptações dialogam com o processo de letramento das crianças, verificando se as alterações/cortes ali efetuados comprometem as potencialidades trazidas pela literatura ao processo de letramento. Para isso analisaram-se as propostas de atividades e adaptações dos contos: Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas e O Patinho Feio, presentes nos livros destinados ao 1º, 3º e 4º anos, respectivamente, além das versões dos Irmãos Grimm e Andersen. Buscamos, na bibliografia, estudos de Soares (2010); Kleiman (1995 e 1999); Bettelheim (1980); Corso & Corso (2006); (Cashdan, 2000); Coelho (2000), Cândido (1979), Zilberman (1998/2005), entre outros. O estudo mostrou-nos que há a predominância da função pragmática nas atividades com os contos, e suas adaptações mais inibem do que contribuem para o processo de letramento, pois abortam as funções estéticas e catárticas que poderiam servir de passaporte para o mundo da leitura na escola e fora dela.

Referência(s)