Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTILO E ETHOS NA DISNEY: TRANSFORMAÇÕES DA IDENTIDADE

2017; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21165/gel.v14i1.1347

ISSN

1984-591X

Autores

Mário Sérgio Teodoro da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Nos últimos anos, a semiótica discursiva ganhou, em seu repertório de reflexões teóricas, contribuições significativas para o estudo do fato de estilo com Discini (O estilo nos textos, 2013; e Corpo e estilo, 2015), permitindo reflexões sobre a identidade, alteridade e modo de ser do sujeito-enunciador no mundo social e semiológico. A identidade da Walt Disney, os estúdios de animação, é uma das mais persistentes temporalmente, com mais de 70 anos, e de grande popularidade. Pretendemos explorar no presente trabalho como um estilo pode permanecer tão constante e atual ao longo desse intervalo de tempo. Além dos desenvolvimentos das questões de ethos e estilo em Discini, recorreremos à conceitualização de ethos proposta por Maingueneau (Novas tendências em análise do discurso, 1997; A propósito do ethos, 2008). Selecionados três trailers de filmes da Disney, recobrindo o período de 1942, com o trailer de Bambi, a 1992, com o trailer do musical Aladim, e a 2013, com Frozen: uma aventura congelante. Assim, podemos observar o modo como o enunciador Disney se coloca no mundo, o modo como define seu enunciatário, como define o estilo outro ao qual não identifica, definindo uma imagem do próprio mundo em que se coloca.

Referência(s)