Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tentativas de interdição nos comentários da fanpage “Diário de Classe – A Verdade”

2016; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18554/rs.v5i3.1295

ISSN

1983-3873

Autores

Cristhiane Gomes dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho analisa, em duas postagens de uma fanpage, enunciados que pretendem impedir a liberdade de dizer. Seu objetivo é refletir sobre o procedimento de interdição observado em comentários ao Diário de classe: a verdade. Inicialmente, apresentamos um panorama da fanpage, considerando que, para a Análise do Discurso de linha francesa, conhecer as condições de produção dos discursos é fator primordial em uma análise. Procuramos observar o suporte, o gênero, a formação discursiva, o lugar social ocupado pelo sujeito, as constrições ideológicas que atravessam os enunciados. Todo o discurso do Diário está num lugar de aluno adolescente falando de sua escola pública, do ensino fundamental, em uma capital brasileira, apresentando fatos da vida cotidiana da escola e tecendo comentários a respeito deles. O universo aberto para leitores variados surge como uma condição instiigante desse discurso. Tomamos como objeto de análise um recorte de comentários referentes a duas postagens de diferentes datas. Em seguida, é feitauma discussão acerca da possível violação da liberdade de expressão, com base no Marco Civil da Internet. Como resultado percebemos como a noção de docilidade dos corpos e uma reflexão acerca do procedimento de interdição, auxilia a interpretar alguns desdobramentos da repercussão alcançada pela fanpage criada por Isadora Faber.

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