Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rodas de conversa: uma intervenção da psicologia educacional no curso de medicina

2017; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p156-167

ISSN

1980-6906

Autores

Patricia Ingrisani Branco, Miriam Aparecida G.o de S. Pan,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A formacao medica pode ser atravessada por grande carga emocional e sofrimento, os quais na maioria das vezes nao sao compartilhados, em decorrencia das exigencias presentes na ambiente academico. Nesse contexto a Psicologia Educacional e solicitada a desenvolver estrategias que contribuam para melhorar a qualidade da permanencia do academico de Medicina. Este artigo avalia uma pratica psicologica, ocorrida junto a um grupo de oito estudantes de medicina, por meio de Rodas de Conversa, baseadas no dialogismo e exotopia, pressupostos bakhtinianos. A avaliacao, realizada pelos proprios participantes, apontou que as rodas contribuiram para a mudanca dos sentidos atribuidos as exigencias do grupo e a maneira de responde-las; deslocou o eixo de analise da esfera individual para a institucional, diminuindo a tensao e a autocobranca; favoreceu a desculpabilizacao, alem de promover o engajamento dos estudantes, pelo desenvolvimento de acoes coletivas. Palavras-chave: Psicologia educacional; medicina; sofrimento; engajamento de estudantes.

Referência(s)