
Rodas de conversa: uma intervenção da psicologia educacional no curso de medicina
2017; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p156-167
ISSN1980-6906
AutoresPatricia Ingrisani Branco, Miriam Aparecida G.o de S. Pan,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA formacao medica pode ser atravessada por grande carga emocional e sofrimento, os quais na maioria das vezes nao sao compartilhados, em decorrencia das exigencias presentes na ambiente academico. Nesse contexto a Psicologia Educacional e solicitada a desenvolver estrategias que contribuam para melhorar a qualidade da permanencia do academico de Medicina. Este artigo avalia uma pratica psicologica, ocorrida junto a um grupo de oito estudantes de medicina, por meio de Rodas de Conversa, baseadas no dialogismo e exotopia, pressupostos bakhtinianos. A avaliacao, realizada pelos proprios participantes, apontou que as rodas contribuiram para a mudanca dos sentidos atribuidos as exigencias do grupo e a maneira de responde-las; deslocou o eixo de analise da esfera individual para a institucional, diminuindo a tensao e a autocobranca; favoreceu a desculpabilizacao, alem de promover o engajamento dos estudantes, pelo desenvolvimento de acoes coletivas. Palavras-chave: Psicologia educacional; medicina; sofrimento; engajamento de estudantes.
Referência(s)