Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MOTIVAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS PROJETOS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v20i1.44134

ISSN

1980-6183

Autores

Bruna Freitas Romero, Gabriela Kaiser Fullin Castanho, João Guilherme Cren Chiminazzo, Júlia Barreira, Paula Teixeira Fernandes,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar os principais fatores que motivam alunos dos Projetos de Extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas a praticarem atividade física. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), que abrange seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Foram avaliados 173 sujeitos, entre 18 e 40 anos, das diferentes modalidades oferecidas pelo projeto. Como resultado geral, verificou-se que a Saúde e o Prazer são os principais motivos para a prática da atividade física, seguidos pelo Controle do Estresse e Estética, Sociabilidade e Competitividade. Ressalta-se a importância de pesquisas assim tanto para a área da Educação Física em geral, quanto para aqueles que trabalham diretamente no oferecimento dessas atividades, pois possibilita a criação de estratégias que mantenham os alunos motivados para a prática de atividade física.

Referência(s)