
MOTIVAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS PROJETOS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v20i1.44134
ISSN1980-6183
AutoresBruna Freitas Romero, Gabriela Kaiser Fullin Castanho, João Guilherme Cren Chiminazzo, Júlia Barreira, Paula Teixeira Fernandes,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoO objetivo dessa pesquisa foi identificar os principais fatores que motivam alunos dos Projetos de Extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas a praticarem atividade física. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), que abrange seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Foram avaliados 173 sujeitos, entre 18 e 40 anos, das diferentes modalidades oferecidas pelo projeto. Como resultado geral, verificou-se que a Saúde e o Prazer são os principais motivos para a prática da atividade física, seguidos pelo Controle do Estresse e Estética, Sociabilidade e Competitividade. Ressalta-se a importância de pesquisas assim tanto para a área da Educação Física em geral, quanto para aqueles que trabalham diretamente no oferecimento dessas atividades, pois possibilita a criação de estratégias que mantenham os alunos motivados para a prática de atividade física.
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