Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As relações intergovernamentais para oferta educativa no Brasil e na Espanha: uma contribuição para o debate sobre o Sistema Nacional de Educação

2017; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 19; Issue: 40 Linguagem: Português

10.17648/textura-2358-0801-19-40-3017

ISSN

2358-0801

Autores

Gilda Cardoso de Araújo, Ramon Canal i Oliveras,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a distribuição de competências na Espanha numa abordagem comparativa ao Brasil para compreender em que medida o modelo de descentralização espanhol pode ser tomado como uma das referências para os problemas oriundos da assimetria quanto às relações intergovernamentais para a oferta da etapa obrigatória de escolarização no Brasil, que constitui o direito à educação e objetivo do Sistema Nacional de Educação (SNE). Com essa premissa e por meio de análise documental e bibliográfica, discute-se as especificidades de ambos contextos, para concluir que o “modelo” espanhol de relações intergovernamentais para oferta educativa não oferece mecanismos que assegurem o objetivo do SNE.

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