
As relações intergovernamentais para oferta educativa no Brasil e na Espanha: uma contribuição para o debate sobre o Sistema Nacional de Educação
2017; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 19; Issue: 40 Linguagem: Português
10.17648/textura-2358-0801-19-40-3017
ISSN2358-0801
AutoresGilda Cardoso de Araújo, Ramon Canal i Oliveras,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoO artigo tem por objetivo analisar a distribuição de competências na Espanha numa abordagem comparativa ao Brasil para compreender em que medida o modelo de descentralização espanhol pode ser tomado como uma das referências para os problemas oriundos da assimetria quanto às relações intergovernamentais para a oferta da etapa obrigatória de escolarização no Brasil, que constitui o direito à educação e objetivo do Sistema Nacional de Educação (SNE). Com essa premissa e por meio de análise documental e bibliográfica, discute-se as especificidades de ambos contextos, para concluir que o “modelo” espanhol de relações intergovernamentais para oferta educativa não oferece mecanismos que assegurem o objetivo do SNE.
Referência(s)