
Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24116/emd25266136v1n12017a01
ISSN2526-6136
AutoresSimone Bueno, Edvonete Souza de Alencar, Teresa Sofía Oviedo Millones,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoNesta pesquisa temos por objetivo refletir sobre o papel da resolução de problemas nas aulas de Matemática, apresentando os diferentes tipos de problemas que podem ser propostos aos alunos. A realização deste trabalho ocorreu por meio da abordagem qualitativa, no qual foi considerado o conhecimento teórico acumulado, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial os trabalhos de Vergnaud, Polya, Dante e Brousseau. Pesquisamos os estados da arte realizados nessa temática e buscamos o s autores mais utilizados nas pesquisas para formar nosso quadro teórico. Apresentamos as principais contribuições dos autores e como estes estudos teóricos podem contribuir com a prática em sala de aula. Além disso, apresentamos uma atividade em que anali samos cada autor de referência. De modo geral propusemos a reflexão sobre os caminhos para a resolução de um problema matemático e como as aulas podem se tornar mais significativas aos alunos. Palavras-chave: Resolução de problemas. Construção do conhecimento. Educação Matemática.
Referência(s)