As duas versões de O nome da rosa: cinema, literatura e pós-modernidade
2010; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português
10.48075/rlhm.v6i7.4415
ISSN1983-1498
Autores Tópico(s)Hermeneutics and Narrative Identity
ResumoO romance historico de Umberto Eco O nome da rosa, publicado em 1980, foi um prodigio editorial que disseminou algumas das principais tendencias da pos-modernidade. Tais tendencias seguiram germinando teorias tanto no âmbito da literatura quanto em outras formas de expressao narrativa, alcancando-nos ja nos limiares do seculo XXI. O romance teve sua adaptacao filmica em 1986 pelas maos do diretor frances Jean-Jacques Annaud, cujo trabalho foi bem reconhecido, rendendo-lhe o premio frances Cesar de melhor filme estrangeiro e ainda dois BAFTA. Embora tanto o livro quanto o filme tenham dado muita repercussao e venham, desde entao, suscitando estudos, ha ainda poucas analises que aproximam ambas as obras a partir do vies pos-moderno. Como se sabe, as teorias narrativas de Umberto Eco foram amplamente colocadas a prova em sua obra romanesca, como ele mesmo discutiu em varios de seus textos. A questao que nos cabe e analisar e avaliar a transcriacao do romance e, portanto, dos recursos narrativos teorico-literarios nele contidos, para as telas do cinema, bem como a releitura da historia pelo vies pos-moderno. Neste percurso, buscar-se-a tanto o estudos das relacoes entre cinema e literatura, amplamente proficuos para o arcabouco teorico da narrativa, quanto a importância dos elementos pos-modernos nesta inter-relacao. A pos-modernidade, cuja essencia reside em seu carater multifacetado, revela-se essencial na mediacao entre estas duas linguagens e seu dialogo com a historia.
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