Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu

2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 69 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782017226924

ISSN

1809-449X

Autores

Giovani Ferreira Bezerra,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

RESUMO Este ensaio tem por objetivo discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema público de ensino brasileiro, pós-década de 1990, valendo-se de conceitos e (pro)posições teórico-metodológicos de Bourdieu. Como material investigativo da pesquisa, recorre-se aos dados empíricos obtidos em uma pesquisa de campo realizada em uma sala de recursos multifuncionais; aos resultados de pesquisas já produzidas sobre o assunto no Brasil; e, sobretudo, a analogias entre as análises bourdieusianas sobre o sistema de ensino francês e a situação atualmente vivida nas escolas brasileiras, com a incorporação dessa nova clientela. Argumenta-se que a inclusão de estudantes com deficiência na e pelas escolas comuns, embora se apresente como democrática, revela-se seletiva, classificatória e estigmatizante, contribuindo para a reprodução da ordem estabelecida e para a legitimação das desigualdades entre os agentes escolares, o que constitui o processo de exclusão por dentro do sistema escolar.

Referência(s)