Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na Cultura Digital: a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.70690

ISSN

1679-1916

Autores

Eduardo Britto Velho de Mattos, Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX