A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRA CRUELDADE ANIMAL E VIOLÊNCIA INTERPESSOAL
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
10.24317/2358-0399.%yv7i2.3114
ISSN2358-0399
AutoresDaniel Côrtes Beretta, Juciene Silva Oliveira, Daniela Costa Vilela,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoResumo: A crueldade contra animais coexiste habitualmente com uma vasta gama de outros problemas (violencia interpessoal, comportamento anti-social, bullying , etc.) e pode ser identificada em criancas com idade inferior aos sete anos. A violencia contra animais reflete diretamente na violencia domestica e interpessoale a crueldade contra seres indefesos e emocionalmente dependentes e parte de um ciclo insidioso de agressao. A formacao de consciencia critica e individual se faz necessaria nas etapas iniciais de vida do ser humano, portanto deve-se reconhecer e assumir que a crianca e um ser social que constroi e cria cultura. O uso do ludico atraves de jogos, teatros e brinquedos, e instrumento eficaz no desenvolvimento do pensamento e da autonomia infantil. Por isso, objetivou-se, atraves da ludicidade, que o publico infantil aprendesse e transmitisse de forma adequada e segura, que os animais tem sentimentos; e que atos de crueldades contra eles nao devem ser feitos ou repetidos. As atividades foram desenvolvidas de agosto de 2014 a novembro de 2015, nas cidades de Mineiros e Jatai, Goias, Brasil. Foram realizadas acoes pedagogicas aplicadas, como teatro, cantiga, cartilha educativa, brincadeiras interativas com massa de modelar e quebra-cabeca. Com a realizacao do projeto notou-se o interesse das criancas em aprender, transmitir a mensagem a seus familiares e, principalmente, colocar em pratica o conhecimento adquirido por meio da dinâmica realizada. Como retorno, observou-se que a maneira ludica e educativa foi eficiente em despertar o interesse das criancas contra a crueldade animal, quebrando neste caso o ciclo insidioso de violencia. Palavras-chave: Extensao Universitaria, bem estar animal, sensibilizacao, ensino fundamental. The university extension and ludicity in early childhood education against animal cruelty and interpersonal violence Abstract: Animal cruelty usually coexists with other problems (interpersonal violence, anti-social behavior, bullying, etc.) and it can be identified before the age of seven years. Criticism and individual conscience formation becomes necessary in the early stages of human life, and therefore, it must be recognized and assumed that the child is a social being who builds and creates culture. The use of the ludic activities such as games, theater and toys is an efficient instrument for the development of children's autonomy and cognitive skills. Thus, this project aimed at through ludicity promoting the awareness that animals have feelings and that acts of cruelty against them should not be made or repeated. The activities were carried out from August 2014 to November 2015 in the cities of Mineiros and Jatai, Goias State, Brazil. Pedagogical actions such as theater, singing, educational spelling book, interactive play with modeling clay and puzzle were used as a resource for this initiative. After the project ended the children's interest in learning and transmitting the message to their families could be observed, and especially their desire to put into practice the knowledge acquired throughout the activities. In return, education through ludicity was observed and showed to be effective in fostering the interest of children against animal cruelty and breaking the insidious cycle of violence. Key-words : University Extension, Animal Welfare, Raising Awareness, Elementary School n. La extension universitaria y lo ludico en la educacion infantil contra la crueldad animal y la violencia interpersonal Resumen: La crueldad animal suele coexistir con otros problemas (violencia interpersonal, comportamiento antisocial, acoso, etc.) y pueden ser identificados antes de la edad de siete anos. La critica y la formacion de la conciencia individual se hace necesaria en las primeras etapas de la vida humana. Por lo tanto, debe-se reconocer y presuponer que el nino es un ser social que construye y crea cultura. El uso de las actividades ludicas a traves de juegos, teatro y juguetes es un instrumento eficaz para el desarrollo del pensamiento y la autonomia de los ninos. Por lo tanto, el objetivo fue, a traves de la ludicidad, que los ninos aprenderan y transmitan correctamente y con seguridad que los animales tienen sentimientos y que los actos de crueldad contra ellos no deben hacerse o repetirse. Se realizaron las actividades de agosto 2014 a noviembre 2015 en las ciudades de Mineiros y Jatai, Estado de Goias, Brasil. Acciones pedagogicas como el teatro, cancion, libro de lectura educativa, juego interactivo con plastilina y el rompecabezas fueran utilizadas. Despues de la finalizacion del proyecto se observo el interes de los ninos en el aprendizaje y en transmitir el mensaje a sus familias, y sobre todo para poner en practica los conocimientos adquiridos en las dinamicas realizadas. Ademas, se observo como resultado que la educacion a traves ludicidad fue eficaz en despertar el interes de los ninos contra la crueldad animal, rompiendo en este caso el ciclo insidioso de la violencia. Palabras-clave : Extension Universitaria, Bienestar de los Animales, Sensibilizacion, Escuela Primaria.
Referência(s)