Artigo Revisado por pares

História como fonte artística: explicando arquivos, criando imagens; criando arquivos, explicando imagens / History as artistic source: explaining archives, creating images; creating archives, explaining images

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2358-3878

Autores

Francielly Rocha Dossin,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Resumo: Este artigo propoe uma analise da obra Incomodo , do artista Sidney Amaral, compreendendo-a como um trabalho que atua entre as evidencias visuais e a construcao de novas historias. Nessa obra o artista apresenta sua interpretacao sobre a representacao da abolicao da escravatura no Brasil utilizando-se de historia, arquivo e memoria, como uma fonte para a criacao artistica. Em uma composicao de tres aquarelas e dois desenhos, Sidney Amaral monta um painel e convida o espectador a pensar na historia, em especial as representacoes historicas da narrativa hegemonica, atraves de uma imagem outra. Plavras chave: Incomodo, Sidney Amaral, abolicao, arte contemporânea, antirracismo. Abstract: This article aims to analyse Sidney Amaral’s artwork Incomodo, understanding it as a work that performs between visual evidence and the construction of new histories. In this work the artist made his own interpretation regarding the representation of slavery abolition in Brazil, utilizing history, archives and memory as a source of artistic creation. Incomodo is a composition of three watercolours and two sketches whereby Sidney Amaral invites the viewer to think about history, especially its hegemonic narrative, through a different lens. Keywords: Incomodo, Sidney Amaral, abolition, contemporary art, anti-racism.

Referência(s)