Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente

2015; Organization of Ibero-American States; Volume: 68; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35362/rie681170

ISSN

1681-5653

Autores

Ângelo Pereira de Carvalho, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A fim de investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (pibid) no processo de formação docente, realizamos entrevistas semiestruturadas com três Professores Supervisores participantes do Subprograma Química da Universidade de Brasília. A entrevista continha seis questões norteadoras e foi conduzida de forma semelhante a uma conversa informal. A partir da interpretação dos dados coletados concluímos que aos Licenciandos-Bolsistas é possibilitado o desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias à prática docente. Além disso, constatamos que a sua atuação implica grandes benefícios aos alunos da educação básica atendidos pelo programa, aos Professores Supervisores e à comunidade escolar.

Referência(s)