Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Força dos Varadouros na Amazônia: o caso da comissão de obras federais do território do Acre e as estradas de rodagem (1907-1910)

2017; UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21664/2238-8869.2017v6i1.p22-44

ISSN

2238-8869

Autores

André Vasques Vital,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

O artigo analisa a atuação da Comissão de Obras Federais do Território do Acre e as oposições locais à construção de estradas de rodagem na região. Após a anexação do Acre ao Brasil, pelo Tratado de Petrópolis de 1903, o governo federal elevou a área a condição de território federal, dividindo-a em três e, depois de 1912, quatro unidades administrativas independentes umas das outras: departamentos do Alto Acre, Alto Purus, Alto Juruá e Tarauacá. A Comissão de Obras Federais foi criada em 1907 em resposta a falta de integração física entre os departamentos. A análise das reações das elites seringalistas ao projeto de integração territorial pensado pelo governo federal é primordial nesse artigo, que aponta a força dos rios e dos varadouros nas comunicações como responsáveis pelo fracasso do projeto de rodovias e pelo fim dos trabalhos da Comissão de Obras Federais em 1910.

Referência(s)