
A língua portuguesa em Timor Leste: a persepção de estudantes timorenses
2014; Volume: 16; Linguagem: Português
ISSN
2236-0883
AutoresSocorro Cláudia Tavares de Sousa, Maria Elias Soares, Maria Erotildes Moreira e Silva,
Tópico(s)Multilingual Education and Policy
ResumoO presente trabalho teve como objetivo investigar as politicas linguisticas percebidas (crencas) dos estudantes timorenses em relacao ao ensino e aprendizagem de portugues. Para tanto, adotamos a nocao multidimensional de politica linguistica de Spolsky (2004, 2009, 2012) e aplicamos um instrumento de coleta de dados com timorenses que estavam cursando graduacao em uma universidade brasileira. A analise quantitativa dos dados indico cinco blocos de crencas que foram considerados importantes para os estudantes, a saber: a valoracao positivada lingua portuguesa em Timor Leste, a valorizacao de um ensino tradicional e de um ensino nao tradicional, a importancia da correcao do erro e a dificuldade de aprender portugues.
Referência(s)