Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A língua portuguesa em Timor Leste: a persepção de estudantes timorenses

2014; Volume: 16; Linguagem: Português

ISSN

2236-0883

Autores

Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Maria Elias Soares, Maria Erotildes Moreira e Silva,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as politicas linguisticas percebidas (crencas) dos estudantes timorenses em relacao ao ensino e aprendizagem de portugues. Para tanto, adotamos a nocao multidimensional de politica linguistica de Spolsky (2004, 2009, 2012) e aplicamos um instrumento de coleta de dados com timorenses que estavam cursando graduacao em uma universidade brasileira. A analise quantitativa dos dados indico cinco blocos de crencas que foram considerados importantes para os estudantes, a saber: a valoracao positivada lingua portuguesa em Timor Leste, a valorizacao de um ensino tradicional e de um ensino nao tradicional, a importancia da correcao do erro e a dificuldade de aprender portugues.

Referência(s)