
Marta em notícia: a (in)visibilidade do futebol feminino no Brasil
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17851/2526-4494.2.1.28-43
ISSN2526-4494
Autores Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoO presente artigo visa analisar a cobertura realizada pelos portais de notícias pernambucanos sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015 e, especialmente, sobre a jogadora Marta. Utilizamos como aporte teórico os estudos sobre futebol à luz das teorias de Gastaldo (2005) e Helal (2003) e dos estudos de gênero como Beauvoir (1980) e Goellner (2005). A metodologia proposta foi o estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise qualitativa dos discursos e espaços ocupados pelo campeonato mediante o monitoramento da mídia. Como resultados, emergiram padrões de representação e discursos dominantes.
Referência(s)