
Outros ecos da crítica: cultura e imperialismo em Edward Said
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18012/arf.2016.32328
ISSN2358-8470
Autores Tópico(s)Critical Theory and Philosophy
ResumoA partir de um insight da mais recente obra da filosofa Amy Allen, “End of Progress” ( 2016) o presente artigo busca levar a cabo o projeto em aberto de (re)aproximacao da Teoria Critica com a linha de pensamento conhecida como Pos-Colonialismo, a partir das contribuicoes seminais do pensador palestino Edward Said, sobretudo mediante as suas reflexoes sobre o vinculo entre cultura e imperialismo, presentes nas obras “Orientalism”(1978) e “Culture and Imperialism”(1993). Para isso, foi necessario expor o que Amy Allen compreende pelo termo teoria critica, resgatando a sua denuncia contra a “mainstream” da teoria critica contemporânea (especialmente, Habermas e Honneth), que na sua acurada interpretacao teria recaido em um deficit pos-colonial inaceitavel, em virtude da excessiva influencia de Hegel e dos jovens hegelianos, sobretudo na reconciliacao apressada que tal mainstream faz entre a nocao de progresso historico e de historia empirica. Tal falha nao acontece, por exemplo, na teoria critica da Escola de Frankfurt, sobretudo em Adorno e em Benjamin, ainda que a autora nao deixe de reconhecer que tais bases eurocentricas tambem estao presentes nela (Secao 1). Contudo, e justamente a partir da nocao de “eco das vozes que emudeceram”, de Benjamin, que se procurou executar uma aproximacao com o pensamento de Said, o qual tambem usa categoria analoga, de “outros ecos que habitam o jardim”, inspirada no poeta Eliot (Secao 2). Mais do que isso: o artigo se esforca em trazer a tona alguns dos principais motivos do pensamento saidiano, como a caracterizacao do fenomeno cultural intitulado “orientalismo”, bem como suas reflexoes sobre o drama palestino (Secao 3). Tais secoes acabam por preparar caminho para explicitar o que autor entende como sendo o “imperialismo” (Secao 4). Essa nocao, amplamente presente nas diferentes manifestacoes da experiencia cultural moderna, pode nos ajudar a compreender melhor o vinculo existente entre cultura e politica, vinculo esse que, como se vera ao decorrer do artigo, foi deliberadamente negligenciado pela teoria critica contemporânea.
Referência(s)