Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Financeira de Servidores Públicos: Hábitos de Consumo, Investimento e Percepção de Risco

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18405/recfin20170207

ISSN

2318-1001

Autores

J. J. Gonçalves Silva, Odilon Silva Neto, Rebeca Cunha Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Objetivo: Relacionar a educacao financeira com os habitos de consumo, investimento e a percepcao de risco de servidores publicos. Fundamento: A literatura base desta pesquisa versa sobre educacao financeira e sobre os fatores determinantes na propensao ao endividamento, tendo como base os estudos de Chen e Volpe (1998), Weber, Blais e Betz (2002) e Flores, Vieira e Coronel (2012). Metodo: A amostra nao probabilistica foi composta por 42 respondentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionario estruturado em quatro dimensoes: perfil socioeconomico, habitos de consumo, nivel de educacao financeira e percepcao de risco. Aplicou-se tecnicas de estatistica descritiva e analise fatorial. Resultados: Os principais resultados mostram que a maioria dos respondentes atua no servico publico ha mais de 15 anos e os principais motivos que os levaram a optar pelo emprego foram a estabilidade e a remuneracao; com relacao as dividas, os principais itens atribuidos ao atraso no pagamento destas foram a falta de planejamento, a ma gestao orcamentaria e a facilidade de acesso ao credito; os servidores sao menos propensos ao risco, apresentando um perfil mais conservador em relacao as decisoes financeiras; E o nivel de educacao financeira deles e baixo. Contribuicoes: Como contribuicao, aponta-se a necessidade de criacao de programas institucionais sobre educacao financeira, sobretudo diante o aumento da expectativa de vida do brasileiro.

Referência(s)