Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Direção de Arte no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1983734823914

ISSN

1983-7348

Autores

Marcelo Moreira Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender o papel do Diretor de Arte dentro de uma produção cinematográfica de caráter ficcional. Tendo como fundamento analítico os teóricos dos sistemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto nos conduz a uma reflexão sobre o processo de co-autoria, fugindo das simplificações e trazendo a complexidade à poética do cinema. O artigo ainda aborda os aspectos antogônicos e contraditórios de duas metodologias de produção: a) de um lado o burocratizado modelo hollywoodiano fordista-taylorista adotado como parâmetro organizacional em produções cinematográficas no começo do século XX pelo cinema de indústria; b) de outro o modelo elitizado e romântico do “cinema de autor” cuja matriz relega apenas ao cineasta a assinatura de um filme; para depois complexificá-los por meio de parâmetros sistêmicos de análise. O artigo termina expondo o caminho evolutivo encontrado no processo de criação vinculado ao Diretor de Arte e qual seu papel na consolidação da poética cinemática de um diretor de cinema. Enviado em: 17 de julho de 2016. Aprovado em: 29 de janeiro de 2017

Referência(s)
Altmetric
PlumX