Uma Soberania Tirana: Ricardo III de William Shakespeare sob a Perspectiva Político-Cinematográfica de Ian Mckellen

2017; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português

ISSN

2674-8231

Autores

Camila Paula Camilotti, Fernando Antonio Cestaro,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

O presente artigo tem o intuito de refletir sobre a adaptacao cinematografica de Ricardo III de Shakespeare por Richard Loncraine e Ian Mckellen, sob a otica do periodo entre guerras mundiais. A pergunta que permeia o presente trabalho e a seguinte: como o diretor Richard Loncraine e o ator Ian McKellen construiram Ricardo III , de Shakespeare, a luz do periodo entre guerras? Para responder tal pergunta, sera necessario, em primeiro lugar, discorrer sobre a origem de Ricardo III em Shakespeare e suas implicacoes politicas para a epoca do dramaturgo ingles. Em segundo lugar, como forma de contextualizacao historica e social de Ricardo III , sera necessario discorrer sobre a interpretacao de Mckellen como o tirano Ricardo, no filme dirigido por Richard Loncraine. Pretende-se, com tal proposta, abordar a nocao de Shakespeare no cinema como um campo rico em discussoes de adaptacao. A partir da analise da contextualizacao filmica de Loncraine, pode-se concluir que o ator Mckellen, ao construir seu personagem, parece ter se apropriado da maldade do Ricardo shakespeariano e a transformou na representacao de um tirano, situado na decada de 30, corrompido fisica e mentalmente. Essa analogia pode ser tracada com a associacao da figura historica de Adolf Hitler e do personagem de Mckellen no filme de 1995. A resposta que se busca encontrar com esse estudo e o quao contemporânea permanece a ambiciosa busca pelo poder no mundo politico.

Referência(s)