Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE MENTAL E USO DE ANSIOLÍTICOS E ANTIDEPRESSIVOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS

2017; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5892/ruvrd.v15i1.2772

ISSN

2236-5362

Autores

Marina Conceição Peres CARVALHO, Lilian Graziela JUNQUEIRA, Cláudio Daniel Cerdeira, Ana Maria Duarte Dias Costa, Gérsika Bitencourt Santos,

Tópico(s)

Healthcare professionals’ stress and burnout

Resumo

Neste estudo epidemiológico, descritivo e transversal, uma pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior privada do Sul de Minas Gerais. A amostra foi composta por 178 graduandos, de ambos os sexos, que cursam Odontologia e o objetivo deste estudo foi avaliar através de um questionário a situação de saúde mental (depressão e ansiedade), análises sociodemográficas e uso de ansiolíticos e antidepressivos pelos acadêmicos. Entre os entrevistados, constatou-se predomínio de gênero feminino (73,6%) e com relação à faixa etária, o maior percentual foi encontrado no intervalo de 17 a 22 anos (69,1%). A ocorrência de sintomas de ansiedade entre os entrevistados foi 50%, sendo que entre estes 52,7% são do sexo feminino, sendo que esta grande frequência de sintomas relatados a ansiedade pode ser devido aos motivos pelos quais os entrevistados escolheram o curso. Com relação aos sintomas de depressão entre os entrevistados, 12,4% relataram a sua ocorrência. A frequência de entrevistados que utilizam ou já utilizaram antidepressivos foram 9,6%. Na faixa etária entre 17 a 22 anos, o uso de alprazolam, fluoxetina/citalopram, fluvoxamina, sertralina, nortriptilina, e paroxetina foram mais relatados. Nesse sentido, destaca-se a importância de serviços de orientação ao aluno, os quais algumas universidades oferecem, mas em caráter assistemático, devendo também ser considerado em caráter preventivo, evitando assim a necessidade de um agravamento dos sintomas da condição mental ou prejuízos pessoais e sociais do aluno para que haja a procura pelo apoio.

Referência(s)