Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Issue: 29 Linguagem: Português

10.5752/p.2358-3231.n29p205-219

ISSN

2358-3231

Autores

Daniela de Faria Prado, Rodrigo Altair Morato,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os estudos sobre gêneros textuais/discursivos hodiernamente ganham proporções significativas. O modelo didático de gênero já é adotado desde as orientações parametrizadoras do ensino de linguagens e é consenso o uso e análise de tais recursos em avaliações como, por exemplo, o ENEM. O presente artigo é composto de um breve percurso teórico que discorre sobre o conceito de gêneros discursivos na visão bakhtiniana e da escola de Genebra, seguido de uma pequena investigação em uma coletânea de redações para o ENEM, em que tentamos refletir e asseverar que o gênero Redação do ENEM já está assim consolidado e tem estruturas relativamente estáveis. Isso porque, para Bakhtin (1999), as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis, visto que as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados.Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Redação. Gênero textual. ENEM.

Referência(s)