
As políticas de estímulo ao empreendedorismo cultural no Brasil: o SEBRAE como um agente estatal de mercado.
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/pcr.v9i2.17614
ISSN1983-3717
Autores Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem executado uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo cultural. O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos e de interesse público, com fortes vínculos jurídicos, financeiros e políticos junto ao Estado brasileiro. A atuação do SEBRAE no âmbito do empreendedorismo cultural o torna um agente estatal de mercado (AEM) bastante específico, cuja atuação o caracteriza como um agente das novas políticas culturais no Brasil, as políticas econômico-culturais. Por meio das suas modalidades de atuação, o SEBRAE corrobora diretamente para o processo de incorporação das disposições práticas que orientam a formulação de novos modelos de negócios e de novas racionalidades empresariais por parte das micro e pequenas empresas culturais.
Referência(s)