Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As políticas de estímulo ao empreendedorismo cultural no Brasil: o SEBRAE como um agente estatal de mercado.

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/pcr.v9i2.17614

ISSN

1983-3717

Autores

Elder P. Maia Alves,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem executado uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo cultural. O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos e de interesse público, com fortes vínculos jurídicos, financeiros e políticos junto ao Estado brasileiro. A atuação do SEBRAE no âmbito do empreendedorismo cultural o torna um agente estatal de mercado (AEM) bastante específico, cuja atuação o caracteriza como um agente das novas políticas culturais no Brasil, as políticas econômico-culturais. Por meio das suas modalidades de atuação, o SEBRAE corrobora diretamente para o processo de incorporação das disposições práticas que orientam a formulação de novos modelos de negócios e de novas racionalidades empresariais por parte das micro e pequenas empresas culturais.

Referência(s)